1º DOMINGO DA QUARESMA

Nossa caminhada chega neste 1º Domingo da quaresma, a qual recordamos na primeira leitura a aliança que Deus fez com Noé, Deus dá a certeza da paz sobre a terra devastada pelo dilúvio. A arca de Noé é assumida com um modelo para o tempo da quaresma porque lembra que a salvação veio pelas águas do batismo, que purificam e dão vida nova.

Já na leitura primeira carta de Pedro, ele recorda que, pelo Batismo, os cristãos aderiram a Cristo e à salvação que Ele veio oferecer, pois para isso precisamos assumir nossos compromissos batismais.

O evangelista Marcos narra que Jesus foi tentado por satanás, e que o Espirito Santo o conduzi-o no deserto durante os quarenta dias, satanás é aquele que procura desviar Jesus da missão confiada por Deus, em nossa caminhada somos tentando diversas vezes, e para não cairmos, precisamos ir ao encontro daquele que é o caminho, próprio Jesus e pedir ao Espirito Santo que nos capacite para vencemos nossas dificuldades. E no final do evangelho Jesus nos diz: O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho. (Mc 1,15)